PROFESSORA CECÍLIA HONORATO
CIÊNCIAS NATURAIS





ORNITORRINCO

Um dos animais mais estranhos existentes na natureza é, muito provavelmente, o ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) pertencente à ordem dos Monotremados.
O ornitorrinco é um mamífero de 35 a 45 centímetros que vive nos rios da Austrália, usando os pés e as mãos com membranas interdigitais para se impulsionar na água e a cauda achatada como leme. Vasculha o leito do rio em busca de pequenas criaturas aquáticas com seu bico semelhante ao de um pato. Ao mergulhar, fecha olhos e ouvidos, porém seu bico é revestido por uma membrana altamente sensível ao tato, que ele utiliza para localizar a comida. Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes, peixes e plantas aquáticas.
Além de possuir bico, esse mamífero bota ovos, portanto é ovíparo. Os ovos são colocados em ninhos de folhas úmidas construídos em tocas nas margens dos rios e se enrola em torno deles incubando-os até o nascimento dos filhotes. Os filhotes ficam na toca até completarem quatro meses.
As fêmeas produzem leite, mas suas glândulas mamárias não apresentam bicos, de modo que os filhotes lambem os pêlos do peito encharcados de leite.

Passa a maior parte do tempo na água, mas mora em tocas de até 1,80m na margem do rio.
Vive aproximadamente 15 anos.
Os ornitorrincos são os únicos mamíferos peçonhentos. Os machos apresentam nas patas posteriores esporões. O veneno, produzido por glândulas abdominais, é inoculado através dos esporões. O veneno só é produzido durante a época reprodutiva, provavelmente para defender seu território de outros machos.O veneno do ornitorrinco pode causar uma das piores dores sentidas pelo ser humano. Um pescador, ferido por um ornitorrinco, relatou alucinações e dores fortes, pouco aliviadas pela morfina, causadas pelo veneno.






